quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A escolha do local da festa/cerimônia

Oiii meu povo!

Hoje vou dar dicas de "coisinhas" importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher o local do seu casamento.


Como são muitos tópicos, tentarei ser sucinta em cada um deles, ok?

Vamos lá!

1) Acredito que o 1º ponto a pensar é: Cerimônia no local da festa ou na igreja? Se for na igreja, o tópico n° 2 não é para você, já que o espaço para cerimônia na casa de festas não será algo a se avaliar. Mas se a sua escolha é cerimônia + festa no mesmo lugar, bora pro n° 2.

2) Para quem não é religioso ou quer optar pela praticidade, realizar a cerimônia no local da festa é a melhor opção! Evita aquele "pra lá e pra cá" dos convidados entre igreja e casa de festas, sai mais econômico e não corre o risco de perder tempo de festa por atrasos na igreja. Importante avaliar: o espaço que o local da festa dispõe para a cerimônia, as sugestões de decoração, o tempo disponibilizado para a celebração e se há algum custo extra.

3) O 2º ponto é pensar no estilo/ambiente que você quer: praia, sítio, casa de festas, de noite, de manhã, fim da tarde, romântico, tradicional, rústico, moderno, elegante, boho chic, vintage... (prometo criar um tópico depois mostrando um pouquinho de cada).

4) Procurar o local que produza a decoração no estilo escolhido no tópico 3 ou que permita contratar profissional por fora para realizar seu sonho.

5) Localização! Óbvio que é difícil, talvez até impossível, conseguir um lugar que fique próximo de vocês e todos os  convidados, mas é importante que seja o mais acessível possível, já que a localização pode ser impedimento para alguns convidados comparecerem. 

6) Orçamento! O fantasma da festa de casamento. Não podemos nunca esquecer dele. Apesar de ser muito difícil, não devemos colocar a mão onde não alcançamos. Ninguém quer começar a vida a 2 endividado, né? Algumas casas de festas são super maleáveis e enviam o orçamento por e-mail, o que eu adorei!! Mas algumas, só indo pessoalmente, o que eu detestei por motivos óbvios. Você chega lá, vê tudo lindo, buffet maravilhoso e aí depois o balde de água fria com um orçamento que só se você vender o rim! rs. Fui a uma só, as outras só visitei já com o orçamento no meu e-mail. Sofrimento demais! Meu coração não aguenta! rs.

7) Degustação!!! Não é uma tarefa muito difícil, né? rs. Se a casa de festas já oferece buffet incluso, não deixe de fazer degustação. É muito importante que o buffet esteja do agrado dos noivos e; sugiro que levem mais alguém, mãe, sogra, tia, amiga, para opinar. Observem a qualidade e a variedade. Você não vai querer que seus convidados saiam dizendo que os salgados estavam horrorosos ou que foram mal servidos, não é mesmo?

8) O que a casa de festas inclui? Nesse momento é muito importante saber tudo o que está incluído no preço e serviço e, pedir para constar tudo detalhadamente em contrato. É triste, mas a realidade é que muitas casas de festas e "profissionais" têm o hábito de prometer um oceano de coisas e quando você vai ver, te dão apenas uma pocinha de chuva. 

9) O que NÃO está incluído na casa de festasOs serviços não incluídos, sou "obrigada" a contratar com parceiros da casa de festas ou posso escolher os profissionais? Pontos importantes a serem esclarecidos no início para evitar aborrecimentos futuros. Falo por experiência própria! (assunto para outro post).

10) Atenções importantes! Verificar todos os espaços do local, questão de conservação e limpeza. Atentar para os funcionários, se são receptivos e atenciosos. Não deixar de pesquisar avaliações sobre o local: google, reclame aqui, facebook, blogs de casamento, grupos de noivas e até mesmo... o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Exatamente, vale a pena dar uma conferida se a casa de festas está respondendo algum processo. Cuidado nunca é demais!


RESUMO: decoração no estilo desejado, bom buffet, boa localização, custo x benefício, clareza na contratação e boas avaliações.


Por hoje é só ;)
Até a próxima!


Muitos beijos :*






Nenhum comentário:

Postar um comentário