segunda-feira, 13 de junho de 2016

Contratos e mais contratos

Olá, pessoas!

No post anterior fiz um breve “passo a passo” para organizar as ideias e prometi que neste post contaria a ordem cronológica que contratamos nossos fornecedores.

Como já contei aqui, fiquei um tanto perdida, sem saber se estava sendo precipitada ou atrasada em algumas contratações. Acho que é algo muito comum de acontecer com quem planeja uma festa e, pela a impressão que tive, é tudo muito relativo. Explico o motivo.

Aconteceu conosco, em nossas pesquisas e envios de solicitação de orçamento, de serviços diferentes ou às vezes o mesmo serviço, alguns fornecedores falarem “desculpe, ainda não temos agenda pra 2016” ou “a agenda do 2º semestre de 2016 ainda não foi aberta”, aí eu pensei: “Nossa! To super adiantada, tenho que desacelerar”.

Por outro lado, eu recebi certos e-mails falando o seguinte: “desculpe, não temos mais sua data disponível” ou “não temos mais datas em 2016”. E eu pensei (desculpe a expressão): “WTF???? Queria tantoooo esse fornecedor!!! Estou atrasadaaaaa!! #chateada”.

Pois é, meus queridos, a situação é complexa! Rs.

Outro detalhe importante é que tudo é muito subjetivo, já que cada casal planeja um tipo de casamento, certo?

Então, aqui vou passar a nossa experiência, não tenho nenhuma pretensão em dizer que este seja o melhor roteiro, apenas deu certo para nós ;)

1º) Casa de festas: Após definirem a data, número de convidados e estilo do casamento, corram e garantam o espaço da sua festa. Por 2 motivos. 1 porque é o fornecedor mais difícil de ter a data que vocês querem e 2 porque todos os outros fornecedores perguntarão a data e local da festa.

2º) No nosso caso, escolhemos uma casa de festas que fosse um pacote completo: buffet, bolo, doces, decoração, cerimonialista, DJ e open bar (prometo fazer um post depois sobre ela). Mas, caso vocês escolham contratar serviços separados, após a casa de festas, é hora de fazer inúmeras degustações de buffet, doces e bolo. Depois, cerimonialista, DJ e open bar (caso queiram esses serviços), pois são serviços menos concorridos e mais fácil de terem a data disponível.

3º) Foto e filmagem: Apesar de inúmeros profissionais no mercado, é um serviço bem concorrido e que as pessoas costumam garantir com bastante antecedência. Contratamos 1 ano e meio antes.

4º) Dia da noiva: Jurava que seria tranquilo. Porém, 1 ano e meio antes, a profissional que eu queria, simplesmente, não tinha mais data disponível em 2016. Ok, amei a que contratei, mas no início, bateu aquela frustração de leve.

5º) Orquestra: Contratamos 1 ano e meio antes sem dificuldades. Acredito que seja por não ser um serviço que todos contratam.

6º) Carro dos noivos: Contratamos 1 ano antes.

7º) Vestido de noiva: Contratei 1 ano antes me achando louca ansiosa, até a vendedora me falar que já tinham vestidos alugados pra 2017 rs.

8º) Convites: Contratamos 10 meses antes. Esse é um serviço que não precisa de tanta pressa, daria pra ter sido uns 5 meses antes.

9º) Celebrante: Contratamos 8 meses antes. Não sei como funciona para contratar juiz de paz para celebrar fora do cartório, nem para celebrar a cerimônia na igreja ou outro templo religioso, então não sei o tempo ideal para contratar nestes casos. Nós contratamos um pastor e 8 meses foi um tempo ok.

10º) Bem casados/lembrancinhas: Contratamos com antecedência, mas normalmente, os fornecedores pedem pra ser até 3 meses antes.

11º) Manualidades: Caso vá colocar a mão na massa, uns 6 meses antes pra fazer tudo com calma, acho razoável.

12º) Lua de mel: Começamos a pesquisar 7 meses antes e fechamos 5 meses, quando encontramos passagens áreas promocionais no decolar.com.

13º) Buquê, lapelas, sapato da noiva, véu e grinalda, roupa do noivo/pais/padrinhos: Contratamos 5 meses antes.

14º) Forminhas: Sim, essas forminhas mesmo que você está pensando. Forminhas de doce. Agora, na maioria das casas de festas, você precisa dar por fora. Contratamos 4 meses antes.


Ufa! rs. Acho que lembrei de tudo.

Agora, faltando 3 meses para nosso grande dia, não faltam mais contratos, apenas definir alguns detalhes :) Parte boa de ser ansiosa ;) rs


Vou ficando por aqui...

Muitos beijos :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário