terça-feira, 28 de junho de 2016

Lista de convidados – Parte III (família x noivos)

Olá pessoal!!

Olha, estou adorando escrever pra vocês, estava até com saudades rs.
Fiquei esses dias afastada porque estava super envolvida com nosso ensaio pré wedding, mas isso é assunto láaaa pra frente!

Hoje, parte III da lista de convidados e, sem dúvida, o post mais delicado rs.
Mas o que não é delicado quando envolve família, né? rs.

Antigamente, na época em que meus pais se casaram, a tradição era os pais dos noivos convidarem, tanto que, no próprio convite, o texto era:

"João e Maria              José e Ana
Convidam para o casamento de seus filhos
               Antônio e Joaquina"

Porém, como TUDO que envolve a festa de casamento, isso também mudou.
Ainda há convites que mantêm esse texto e ainda há casais que deixam a lista de convidados nas mãos dos pais.
Mas, esses são exceção. Hoje em dia, na maioria dos casos, os noivos convidam.
Desta forma, a lista de convidados passa a conter mais amigos que tornam seu casamento mais divertido, familiares próximos... deixando aquela tia distante "de lado". 

1) Se vocês deixarão a lista de convidados por conta dos seus pais, parabéns! Uma dor de cabeça a menos rs.

2) Se vocês querem fazer a lista dando prioridade à quem vocês realmente se importam, esse post é pra vocês! Vêm comigo!! rs.


Importante mencionar que não são só os pais que fazem esse papel, muitos familiares também surgem com a famosa frase "vocês não vão convidar fulano??? ah, mas que absurdo!". rsrsrs

Então as perguntas que mais atormentam: Como lidar?? Como dizer aos meus pais e/ou familiares que não queremos convidar quem eles querem?


Simples! (mentira! não é nada simples rs):

1) Fazê-los entender que o número de convidados é restrito e que além disso, são convidados do noivo, da noiva, da mãe do noivo, pai do noivo, mãe da noiva e pai da noiva. Então imagina só como seria se todos convidassem a todos que quisessem! Se seu casamento não é para 1000 pessoas, não dá! rs.

2) Explicar quais são as prioridades de vocês no momento de escolherem os convidados. Seja afinidade, proximidade, contato de mais tempo, só familiares, etc. 

3) Lembrá-los que eles já passaram por isso, já tiveram a oportunidade de fazerem as escolhas deles e que agora as escolhas são de vocês ;)

4) Esclarecer que chamar familiares e amigos dos noivos faz muito mais sentido do que chamar os amigos deles; que são deles, não seus.

5) Convidar pessoas que não conhecem o noivo ou a noiva não faz sentido algum. Afinal, se o casal já chegou nessa etapa e até aqui não foi apresentada a essa pessoa, é porque ela não deve ser muito "importante", não é mesmo?

6) Explicar que não fica chato, feio, sem graça, constrangedor, etc., para eles, deixar de chamar certos amigos, basta que eles esclareçam à esses amigos que os noivos que estão decidindo a lista de convidados, certamente eles entenderão.

7) Fazê-los entender que não é legal querer convidar pessoas que o noivo e/ou a noiva não gostam ou não querem a presença.


Enfim, a conversa é a base de tudo! 
E lembrem-se, nesse momento tão especial, nenhum conflito vale a pena!



Por hoje, fico por aqui! ;)


Muitos beijos:*


Nenhum comentário:

Postar um comentário